Central de agendamento: 11 2528-0070
Tempos atrás, os pés eram tratados com certa negligência, até porque quase sempre ficavam escondidos dentro de calçados nem sempre confortáveis. Mas os tempos mudaram e os hábitos também; atualmente as pessoas estão cada vez mais atentas à saúde e ao bem estar dos seus pés. Fenômeno esse que não passou despercebido da indústria calçadista. Se antes o consumidor considerava apenas o estilo e a moda na hora de decidir por um calçado, hoje ele está muito mais exigente e busca produtos que aliem elegância, qualidade e conforto.

Essa maior preocupação com o cuidado dos pés acabou por colocar em evidência o profissional de podologia. Antes, a maioria das pessoas só procurava por um podólogo quando tinha algum problema de dor nas unhas ou excesso de calosidade. Hoje, esse profissional é cada vez mais requisitado, e não apenas por conta das diversas patologias que acometem os pés, mas também porque as pessoas, principalmente esportistas e pacientes portadores de diabetes, estão se conscientizando de que a prevenção dos problemas é fundamental e o melhor tratamento.

Já no caso de crianças, e mais especificamente de bebês, nem sempre o choro frequente está associado a cólicas ou dor de ouvido, mas sim a uma unha encravada que em alguns casos mais avançados pode até inflamar. Dependendo do diagnóstico, o próprio pediatra poderá encaminhar o pequeno paciente a um profissional especializado em Podologia Infantil. Vale destacar que, apesar de a medicação eventualmente indicada amenizar a inflamação, se usada de forma isolada, não necessariamente conseguirá eliminar a causa, que em grande parte deve-se a uma pontinha da unha que penetra na pele do dedão e o organismo entende como sendo um corpo estranho. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais simples será o procedimento, que consiste em realizar o corte técnico daquela unha encravada sem a necessidade de removê-la.

Pequenas mudanças de comportamento permitem que as pessoas tratem de seus pés com o mesmo cuidado e atenção que estão aprendendo a dispensar ao restante do seu corpo. Mesmo não apresentando qualquer desconforto, o paciente deve realizar uma visita a um profissional de podologia pelo menos a cada seis meses para avaliar a saúde de seus pés. Pés saudáveis são importantes até para uma simples caminhada.

São seus pés que o conduzem, por toda a sua vida, aonde quer que você queira ir, são eles que o levam ao encontro dos seus objetivos e conquistas. Cuidar muito bem deles é o mínimo que podemos fazer como forma de retribuição. PENSE NISSO.

Um grande abraço,
Yumi Ikeda - podologista
we.digi - agência digital
Copyright © 2017 Todos os direitos reservados: Yumi Ikeda